segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cultura & Arte 26.07.09

Página Cultura & Arte publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 26 de Julho de 2009.

Crônica:
- Umuarama é Eleita a Capital da Massagem.

Poema:
- A Palavra [por Thiago Calixto]

Resenha:
- Coraline : Um filme que traz assuntos que permeiam a vida adulta [por Caroline G. Gil]




Culrura & Arte 2009 - Jul-26 [Link para Download do PDF]
..........

Umuarama é Eleita Capital da Massagem


  Capital da Amizade é coisa do passado. Essa semana Umuarama ganhou o titulo de Capital da Massagem. E não tem nada a ver com a fama de “Mulherama” ou pelo fato de sermos uma cidade universitária. O tão honroso título nos foi concedido pelo Conselho Internacional de Massagistas, o CIMA. Na hora que eu soube, à boca pequena, de tão inusitado fato, entrei em contato com Juruelson Mancebo, representante do CIMA para o Brasil e apurei mais detalhes sobre o assunto.

   Por telefone, o Sr. Juruelson me disse que tudo começou numa visita dele à nossa Universidade Paranaense – UNIPAR, aqui em Umuarama. Ele veio afim de averiguar a faculdade de Fisioterapia, da qual gostou muito, mas não pôde se furtar de notar o balanço, o remelexo, a trepidação incessante do automóvel enquanto rodava sobre o tão peculiar asfalto de nossas ruas e avenidas. “Vocês não sabem o tesouro fisioterapêutico que tem aí” – exclamava ele no carro.

  De acordo com Mancebo, não existem registros, no mundo inteiro, de alguma cidade onde se consiga ser massageado durante tanto tempo assim. “São mais de 90% da malha viária da cidade trabalhando pela saúde da população”. Afirmou também que, de acordo com estudos avançados na área, ser massageado pelo tremelique viário durante a ida, a volta do trabalho, ou durante qualquer atividade no volante ou nos guidões das motos, reduz muito o nível de estresse e, conseqüentemente, os acidentes no trânsito. E melhor! Os resultados não se notam apenas no trânsito: diminui-se também a violência domestica, além de outros tipos de violência e vandalismo. “Nada é mais valioso para uma cidade do que uma população mais relaxada e de bem com a vida. É algo sem precedentes na história fisioterapêutica mundial. É uma maravilha a contrapartida social que se pode ter com um asfalto desses” – completou.

  Mancebo também pediu desculpas, pois era pra homenagem ter sido entregue às autoridades umuaramenses no dia 25 de Maio, Dia Nacional do Massagista. Mas ele voltou tão relaxado de sua visita que só conseguiu voltar ao pique e rapidez habitual no mês passado e só então pode dar seqüência aos devidos trâmites das documentações necessárias. Disse que está renovado e muito energético, graças à Massagem Viária de Umuarama.

  A Câmara de Vereadores e o Poder Executivo da cidade receberam a notícia com muita felicidade, pois finalmente o mundo os compreendeu. Um dos vereadores que consultei sobre o fato salientou que a intenção do Município sempre foi essa e, por isso, há anos vem mantendo e desenvolvendo, com muito afinco, o nosso asfalto terapêutico. E completou “Foram anos de estudos e investimento público. Uma hora o reconhecimento tinha que chegar”. Pois é, antes tarde do que nunca, mas sempre com categoria!

  Na mesma conversa, alguns vereadores me adiantaram que já está na fase final de acertos uma parceria do Município com o CIMA, através da qual será construído na cidade um centro de excelência no estudo de massagens e terapias alternativas. O local escolhido para abrigar o empreendimento provavelmente será, o antigo batalhão da policia militar, no Largo do Triunfo, esquina da Av. São Paulo com a Av. Apucarana. Só estão aguardando a concordância da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, proprietária do terreno, para se fechar o acordo e se iniciarem a licitação e as obras.

  Em tempo, dizem nas rodas de conversa que tal notícia também foi muito bem aceita pelo setor de peças e serviços automotivos e revendedoras de pneus da cidade. Mas até o fechamento da edição não conseguimos colher depoimentos de nenhum representante do setor.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Viagens Mil

E às vezes a gente dá aquela travada na produção.
Então, como não deu tempo de deixar o que eu queria pronto e caprichado, fiquem com uma dança marota dos bichinhos legais.


É sério, vale a visita!

Veja onde me encontrar em www.nevilton.com.br

Até a volta.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Cultura & Arte 19.07.09

Página Cultura & Arte publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 19 de Julho de 2009.

Crônica:
- No meio do caminho tinha um galho, nunca me esquecerei. [por Caroline G. Gil]

Resenha:
- Não é Paraíso por acaso : Paraíso do Rock 2009 [Rock independente, cena paranaense]




quinta-feira, 16 de julho de 2009

Cultura & Arte no Ilustrado

Considerando o não funcionamento do site do jornal e a impossiblidade de obter os PDF's das páginas de outra forma, atrasei 4 semanas de Cultura & Arte, aqui.

Mas tá tudo aí agora. Quatro na seqüência!

Divirtam-se.

Cultura & Arte 12.07.09

Página Cultura & Arte publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 05 de Julho de 2009.

Crônica:
- Reflexão Sobre a Essência do Ser [por Caroline G. Gil]

Conto:
- O Pé de Valsa

Matéria:
- O Pó da Estrada [Rock Independente, Paraíso do Rock 2009, Nevilton]


Cultura & Arte 05.07.09

Página Cultura & Arte publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 05 de Julho de 2009.

Crônica:
- O Exercício da Crônica [por Vinícius de Moraes]

Resenhas:
- O Clássico encontra o Popular : Duo Bogo Parpinelli
- Aos 68 anos morre Pina Bausch, revolucionária coreógrafa alemã [por Caroline G. Gil]

Cultura & Arte 28.06.09

Página Cultura & Arte publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 28 de Junho de 2009.

Crônica:
- O Pop morreu numa quinta

Resenhas:
- Feito não significa concluído: estamos em constante humanização [Assim Falava Zaratrusta; por Caroline G. Gil]
- Um Hotel com os melhores hóspedes [Lançamento do Single do Hotel Avenida, de Curitiba(PR)]



Cultura & Arte 21.06.09

Página Cultura & Arte publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 21 de Junho de 2009.

Matéria:
- A nova Beatlemania [Beatles Guitar Band e Discografia Remasterizada]

Resenhas:

- Que tal um Tchaikovsky? [Coleção Bravo: Grandes Compositores da Música Clássica]
- Intrigante livro de Lois Lowry nos leva a questionar os valores de uma idealizada sociedade [Livro O Doador; por Caroline G. Gil]







terça-feira, 14 de julho de 2009

Paraíso do Rock 2009

E saímos outra vez na RPC, numa matéria específica sobre o Festival Paraíso do Rock 2009 (detalhes e a outra matéria no post abaixo.). A matéria foi ao ar na edição de segunda feira, 13 de julho, o famoso Dia Mundial do Rock!

É só apertar o play. Tá, tem que esperar um tanto...mas vá lá, é legal!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

A Culpa é da Sessão da Tarde !

E não é que "os Neviltons" literalmente deram um pulo no Revista RPC, programa da Rede Paranaense de Comunicação, afiliada da Rede Globo!?!

A entrevista e as imagens foram gravadas durante o Paraíso do Rock 2009, festival de bandas independentes que acontece na maravilhosa cidade de Paraíso do Norte, interior do Paraná. Nesta edição rolaram shows de : Wander Wildner, Zeferina Bomba, Relespública, Nevilton e Excabelos.

Informação quente: tem eu contando sobre minha maior influência musical: A Sessão da Tarde! êta!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Rato

Era uma vez um ratinho que conhecia os esgotos muito bem. Dia ou noite não importava, ele sabia decór os caminhos, atalhos e macetes. Confiava no seu taco. Confiava demais. Um dia ele já não tinha mais os cuidados de outrora e a chuva veio um pouco mais forte...

Bang!


Ps: Sintam-se livres para analogias políticas, amorosas, metafísicas e afins.