segunda-feira, 31 de agosto de 2009

La Ponética Baragüáia

Então eu fui pro Paraguay, Salto Del Guairá, aqui pertinho. Como sempre, passei calor, cansei muito e só consegui chegar em casa (as 8 da noite) e ir dormir muito cedo (no meu caso: meia-noite).

Além de umas bugigangas muy úteis e legais, também encontrei um tesouro grafológico - ou fonético, vai saber. Foi lá no shopping novo de Salto, o "Shopping América", onde não tem aquela superlotação de lojas e gentes, mas um dia vai ser aquela coisa de louco tradicional. Mesmo assim ainda é um lugar bacana, tem uma loja de roupas enorme no "subsolo", con precios increibles de baratos... mas de qualidade duvidosa.

Foi essa placa aí, na entrada da loja do "subsolo":


Que seja um trocadilho! Mesmo que hermético, senão pega mal. :D



Ps: Quem for lá vai entender as "aspas" na palavra "subsolo".

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Про Красную Шапочку (Pro Krasnuyu Shapochku)


Tudo começou quando me deparei com o tal do Mickey Polaco, um site biruta com uma canção biruta e altamente viciante, que logo descobri que, apesar de chamarem de "Polaco", era em Russo.

Depois de uns dias me divertindo criando versões em português pra música (como essa), resolvi tentar descobrir quem diabos a cantava. Então vamos pelos googles, translators, youtubes e afins até que Tchanam! Cheguei na fonte: Um filme infantil russo, de 1977.




O Filme Про Красную Шапочку (Pro Krasnuyu Shapochku / About the Little Red Riding Hood) ou ainda A Chapeuzinho Vermelho é a sequência da história que já conhecemos. Dessa vez, a família do Lobo Mau que foi morto, tenta se vingar da garotinha de chapéu vermelho, armando uma emboscada na floresta.

Ainda não achei o filme todo pra ver, mas aqui vai o vídeo original do famoso "Mickey Polaco":


"A jovem atriz Yana Poplavskaya cantarolando na floresta, registrada pela incrível direção de fotografia do filme."

Esse vídeo ajuda a entender um pedaço da letra. E eu jurava que falava de índio, guaxinim e do Junin...


"Ah-a Crocodilo, Hipopótamo. Ah-a Macaco, Cachalote. Ah-a e um verde Papagaio!"

Achei também essa versão mais moderna, mais "encorpada" e tal:




e tá aí, o Mickey Polaco revelado!


Ps: Se você entende russo e quiser traduzir a letra, tá aí: ahahah

Песенка Красной Шапочки
сл. Ю.Михайлова, муз. А.Рыбников, к/ф "Приключения Красной Шапочки"

Если долго, долго, долго, если долго по тропинке,
Если долго по дорожке, топать, ехать и бежать,
То, пожалуй, то, конечно, то, наверно-верно-верно,
То, возможно-можно-можно, можно в Африку прийти.

А-а, в Африке реки вот такой ширины.
А-а, в Африке горы вот такой вышины.
А-а, крокодилы, бегемоты,
А-а, обезьяны, кашалоты,
А-а, и зеленый попугай,
А-а, и зеленый попугай.

Если только, только, только, если только на дорожке,
Если только на тропинке, встречу я кого-нибудь.
То, тому, кого я встречу, даже зверю, верю, верю,
Не забуду, буду, буду, буду здрасьте говорить.

Но, конечно, но, конечно, если ты такой ленивый,
Если ты такой пугливый, сиди дома не гуляй.
Ни к чему тебе дороги, косогоры, горы, горы,
Буераки, реки, раки, руки, ноги береги.

.......................

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Paqueras ao Litraço Del Plata

Poema feito a quatro mãos, dois teclados e muito pouco juízo. Por mim e pelo Nevilton. Talvez inspirados por alguma visita à Argentina, aquelas Quilmes de litro, empanadas, azeitonas, queijos e azeites... e, de acordo com o Nevilton, algum filme no Intercine, estrelando o Reginaldo Faria.

Paqueras ao Litraço Del Plata
"Ao grande amigo Reginaldo Faria, mas mudou de idéia..."


Não queria usar rima,
então falo da Argentina...
Tão de longe... sei porque
aqui o litro tem valor.
E os que por aqui também o sabem,
deste lado, contemplam destilado
que faz um bem a tanta gente,
mas não Faria ao Reginaldo.


Umuarama, 18 de Agosto de 2005.


segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Culturanja, 09 de Agosto de 2009.


A nossa Cultura & Arte, página dominical do jornal Umuarama Ilustrado, mudou de nome. Agora se chama Culturanja e será publicada semanalmente no www.culturanja.blogspot.com.

Agora, você vai poder ler nossa página de jornal e ouvir o nosso podcast ao mesmo tempo! Ou pelo menos, no mesmo lugar.


quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Poema de Cajunto



Dividiríamos um suco de Cajá
e fugiríamos correndo do calor.
E à boa sombra dum Pé de Caju
discutiríamos música e amor.

Ah, e se eu tivesse você aqui, já!
Não lhe deixava mais ir embora.
E com frio que por aqui faz - às cobertas!
E não veríamos mais o passar da hora.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Viaje com Profissionais!

Vasculhando o baú de fotos, descobri essa muito respeitável companhia de viação que atua na região do também respeitabilíssimo Distrito Federal.


Afinal, para Boas Virgens não há nada melhor do que viajar com profissionais da Catedral! (se me permitem o trocadilho bem católico).

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Umuarama e sua Zona.

Nesse domingo, 02 de agosto, apareceu a Big House, famoso prostíbulo Umuaramense no Fantástico da Rede Globo. Dizem que estão envolvidos num esquema de aliciamento de menores.

Veja a matéria da TV aqui.

Mas lendo o periódico local, o Umuarama Ilustrado, o reporter Cleverson E. Zanquetti lembrou de um detalhe interessante nessa história toda:

"Há quase um ano policiais civis de Campo Grande estiveram na mesma boate de Umuarama. Na ocasião, alguns deles teriam criado confusão na hora de pagar a conta. O administrador da casa acionou a polícia local que foi até a boate, deteve os acusados e abriu inquérito para apurar o caso."

Não sei se alguém arranjaria confusão pra pagar conta feita em investigação...

terça-feira, 4 de agosto de 2009

O morto-vivo de Umuarama


Quem me contou essa foi o amigo Luis Lopes (Revista UP), jornalista atento lá de São Paulo. É mais um registro da mirabolância Umuaramense. Ao checar a notícia, ví que saiu em vários jornais do estado e em sites nacionais (O Globo, Canal Arena, Londrix). Também saiu no nosso querido Umuarama Ilustrado do dia 03 de Abril de 2009 (de onde tirei as fotos que ilustram esse post).

Ao ver quem exatamente era o "defunto", só consegui acreditar mais ainda na história: um dos figurões da noite underground Umuaramanse com o qual todo bom boêmio já se deparou. É um daqueles malucos bêbados mitológicos que passam a vida perambulando tortamente pelas ruas e calçadas da cidade (nem sempre nessa mesma ordem e em vários ângulos), pedindo cigarro, birita... e no caso do personagem em questão, piscadelas e sorrisos marotos pras garotas mais charmosas.

O nome completo do moço (que jamais saberia sem tal acontecido) é Moura Apolônio Godoes. Ele tem 38 anos e estava desaparecido a mais de um mês (o que era bastante corriqueiro pro estilo de vida que levava) até que um corpo com suas características físicas deu entrada no IML de Umuarama. Por estar sem resfriadores de cadáveres, o IML local enviou o corpo para o IML de Campo Mourão, o que resultou num reconhecimento de cadáver através de fotografia.

Ao olhar as fotos, a família não teve dúvidas de que haviam encontrado o parente desaparecido. Assim, Apolôno foi velado (caixão aberto, dizem), chorado e finalmente enterrado no dia 27 de Março, no Cemitério Municipal de Umuarama.

Tudo parecia normal até que, 4 dias depois do enterro, uma vizinha da D. Benedita - mãe do 'até então' morto - viu o rapaz perembulando nas redondezas da rodoviária de Umuarama. Recuperou-se do susto, confirmou que não era alucinação e correu para contar à família. Benedita assustou com a notícia e asustou mais ainda quando seu filho "morto-vivo" chegou em casa.

Até ressuscitar a papelada toda vai dar trabalho, heim Apolônio!


Enfim, o corpo enterrado foi re-reconhecido como sendo de Sebastião Paulo de Souza, 42 anos de idade, com características físicas bastante parecidas com as do "morto muito louco". Sebastião por sua vez estava morto mesmo, de morte natural e foi levado por populares ao hospital da cidade, que não tinha geladeira e encaminhou ao IML, que encaminhou pro outro IML... e que gerou essa história que me lembrou a do Roque Santeiro, de leve, mas lembrou!

E agora Umuarama tem o seu "Morto-Vivo" e ele se chama Apolônio.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cultura & Arte 02.08.09

Página Cultura & Arte publicada originalmente no Jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná, no dia 02 de Agosto de 2009.

Crônica:
- A Arte de Parar

Poema:
- O Zumbir Adestrado [por Caroline G. Gil]

Resenha:
- As Histórias Mirabolantes de Stephen King : ou você odeia ou você ama! [por Caroline G. Gil]