quarta-feira, 28 de outubro de 2009

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Umuarama, para frente, pô!


Eu combinei comigo mesmo que iria mais reclamar dessas coisas. Mas não deu, esperei até conseguir publicar a Culturanja dessa semana pra me manifestar.

Do dia 05 até o dia 12 de Outubro, Umuarama teve a semana com mais movimentação cultural do que alguns anos passados somados. Foram 07 dias non stop com eventos culturais todas as noites. A Feira do Livro do SESC, com lançamento de livros e palestras sobre literatura e jornalismo; o quarteto de cordas Mousikê, o show do Nevilon com o Rafael Castro no Teatro da Unipar e o espetáculo de dança "Rito de Passagem" no Centro Cultural Schubert. Todos os eventos, mesmo com uma divulgação grande, tiveram uma freqüência baixíssima de público.

Interessantemente não vi, em nenhum dos eventos as centenas de pessoas que conheço e que reclamam da completa ausência de eventos culturais na cidade. Pessoas que pedem incansavelmente por eventos culturais diferentes, de qualidade, para que possam freqüentar. É, os eventos estavam lá e essas iluminadas pessoas não.

Antes de ser artista e promotor de eventos, eu era um desses que reclamavam da cidade e da inexistência de eventos de arte e cultura. Hoje não tenho dúvida, a culpa pela esterilidade cultural de Umuarama não é da cidade, a maior parcela de culpa vem da bundamolisse de cidadãos acomodados, que se preocupam mais em reclamar das coisas, ao invés de se informar sobre a agenda cultural da cidade, e tomar a única atitude que se espera deles: ir até o evento. São pessoas preguiçosas que não percebem as chances de entretenimento plantadas, brilhantes e evidentes embaixo dos próprios narizes.

Os eventos eram em gratuitos ou bem baratinhos (R$5,00), imagino eu que estão esperando o artista, ou o prefeito ligar, buscá-los em casa e ainda pagá-los um suco no final.

Veja mais desse assunto no texto de Angela R. Frasquete, "Lugar Comum", publicado no Culturanja de 18 de Outubro de 2009. Junto com a Angela temos outras boas crônicas do Thiago Calixto, da Caroline G. Gil e um poeminha meu. Cheguem lá!

Pronto, não reclamo mais.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O alívio do justo...



O alívio do justo é tão fugaz
quanto é rasteira a vida, que faz
troça da boaventurança
e ainda vem roubar-me a rima.


Ps: Não estou para os textos longos.
Ps2: Veja mais no Recanto das Letras.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

"...risonho e límpido..." (ou Do Bom Humor)


O brasileiro é conhecido mundialmente por ser um povo feliz, cordial, que vive rindo da vida.

Ora, é fácil rir num lugar onde tudo é uma piada.

domingo, 18 de outubro de 2009

Da Abstinência


V
ai chegar um tempo no qual sentirá minha falta. Uma saudade imensa que o fará me procurar novamente. Passará noites em claro pensando em mim. Desesperado, vai chorar. Daí em diante perderá a saúde e a cabeça. E quando perceber, já estará novamente nos meus braços, me pedindo pra voltar.


Também é o que diz o Anjo da Morte ao entregar um novo ser à Vida.



Ps: Caso queira continuar, visite o meu Recanto das Letras.

sábado, 17 de outubro de 2009

Só pra constar :


Escrita por Caroline Guimarães Gil e Angela Russi Frasquete, duas grandes mulheres e por mim, um grande apreciador das mulheres (:D) não poderia dar outra: A Culturanja de 11 de Outubro de 2009 é a mais feminina de todos os tempos até agora.

Se ainda não a leu, leia aqui !

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Joga Pedra na Geni, mas com carinho...


Durante minha estada na cidade de São Paulo, Capital, a boa Terra da Garoa, pude conhecer alguns bons botecos. Um deles foi o Geni Club, chamado carinhosamente de Geni. Ele fica na rua Bela Cintra, 539, pertinho lá do nosso querido Ap. 80, na Peixoto Gomide, mais exatamente a um quarteirão de lá. E foi assim:

Recebi uma ligação do meu irmão, o André, ele estava na cidade naquele fim de semana e iria comemorar o aniversário do Juarez, um grande amigo nosso, lá nesse tal Geni. O combinado era chegar antes das 21h no bar, pois assim não pagaríamos pra entrar (um bom costume da casa) e até as 22h teríamos uma promoção de bebidas: a cada duas cervejas, a terceira é de brinde (um outro bom costume). Como já eram oito da noite mexi meu traseiro e sai pela Peixoto Gomide, cruzei a rua Agusta pela faixa de pedestre (segurança e cidadania acima de tudo!), subi a Fernando Albuquerque e entrei à direita na Bela Cintra. Mais uns trinta passos e estava lá, na frente daquele casarão restaurado. Bonito de ver.

O lugar é lindão e charmoso. Logo na entrada apenas um luminoso cor-de-rosa com o nome "Geni" enfeitando a fachada e um jardim bem cuidado. O interior é inspirado nos cabarés dos anos 30...ou 50, algo assim, mas com óbvias releituras modernetes que deixam tudo mais divertido. O cuidado com a decoração me impressionou e ressolvi conhecer todo o lugar enquanto os caras não chegavam.

O Geni é feito de vários ambientes, cantinhos com mesas em vários formatos no andar térreo; no piso superior há salas, saletas e salinhas pra você passar um tempo mais reservado num bate-papo com os convivas. No quintal dos fundo há mais mesas, um jardim com bananeiras e um outro bar no fundão, um tanto menos bordel e mais arejado, mas também de bom gosto. Aí chegaram meu irmão e o Juarez. Sentamos na nossa mesa do lado do bar lá de dentro, perto do palco.

E nessa mesa redonda, com um sofá redondo e umas cadeiras, botamos o assunto em dia. O cardápio do lugar tem tudo o que você precisa no quesito Petiscos & Bebidas (petiscos não é janta, heim!) e o preço não é lá tão barato, mas também não foge da média desse tipo de casa (temos o menu online pra conferir praticamente tudo do lugar no site da casa). Pedimos cada um duas cervejas (pra vir a terceira de brinde).

- Algo mais para os amigos? - perguntou o garçon.
- Não, a gente pede esse agora e antes das dez da noite um outro idêntico. Valeu!

Era uma quarta feira, dia do Jazz, defendido com categoria pelo pianista cubano Pepe Cisneros e sua trupe de bons instrumentistas como o baixista Sidiel Vieira. Papo vai, papo vem e chega a Julie e o Joe. Cumprimenta, abraça e... hora da segunda rodada!

- Desce mais duas pra cada um, amigão.
- Mas já acabou a promoção, são dez e dois. - disse o garçon amigo.
- Ué, só dois minutos, isso não é nada, é desvio padrão de relógio!
- Impossível.
- Mas você ficou plantado aqui do lado, conversando com o bartender, viu as garrafas vazias na mesa, sabia que a gente queria outro e não deu sequer o last call... qualé, é aniversário do cara aqui. Ganhe fregueses!

E a contenda foi evoluindo. Argumenta de lá, contra argumenta de cá, com direito até a um : "Se não tá satisfeito, vai prum outro bar", uma espantosa manifestação de amor à causa do bar onde se trabalha. E foi assim que, ao invés de pedirmos 10 cervejas (2 pra cada um, com uma possível terceira rodada, que aí sim seria fora da promoção) pedimos mais uma pra cada, divertimo-nos com o jazz do Cisneiros e, ao fim das garrafinhas, fomos embora.

Resumo da ópera: O Geni é um lugar legal. É bonito, aconchegante e rola música boa. Inclusive o DJ da quarta feira, que discotecou antes do jazz, mandou bem nos clássicos fenomenais do rock, do estilo Everybody Wants to Rule The World do Tears For Fears, (assista o clipe!) uns Pet Shop Boys, uns Guns 'n Roses, uns Aerosmith... e por aí foi. E mesmo com uma equipe de garçons que quer mais ir embora pra casa ver novela a vender birita, eu ainda voltaria por lá. Mas é só pela boa música, afinal, além do Jazz de quarta (altamente recomendado) às sextas feiras rola um Samba Rock marotão com o Nereu Mocotó.

Mas da outra vez eu levo um despertador.

....

A fachada do Cabaré da Geni


Salinha do piso superior: Romanticozinho...


Outra salinha lá de cima: Be-Bop-A-Lula !


quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Raios, Trovões e Relâmpagos. Que toró!

Nesta madrugada caiu um temporal aqui em Umuarama. Disseram os jornais que o estrago foi imenso desde o Oeste do estado (Ampere, Cascavel, Assis Chateubriand), passando por aqui no Noroeste e chegando ao Norte, em Maringá. Destelhamento de casas, ventos de 100Km/h, granizo, um possível tornado e outras coisas que São Pedro tinha no bolso.

Apesar dos estragos, tal tipo de evento não deixa de ser um momento visual bonito, pelo menos. Manifestações da natureza imponente e a gente impotente. Aproveitei e fiz algumas fotos, incluindo a minha primeira foto de um raio! Sim, um Raio!



me pareceu uma luta...
sangrenta...


Essa foi quase!


!!!


quarta-feira, 14 de outubro de 2009

As escolas matam nossa criatividade?

Ser criativo não é apenas inventar engenhocas, desenhos ou coisas de arte maluca. Ser criativo é inventar novas formas de lidar com o mundo, é saber o que se tem disponível e utilizar de forma inovadora pra conseguir o que se precisa. É saber usar o mundo a favor do seu sucesso pessoal, que é quando você tem orgulho de fazer o que faz e consegue viver confortavelmente com isso, com as contas em dia e um sorriso no rosto.

A palestra abaixo foi proferida pelo Especialista em Educação Sir Ken Robinson, um britânico gente fina que tem a seguinte questão : "As escolas matam nossa criatividade?"

Gostando ou não da pergunta, recomendo muito que você separe 20 minutos da sua vida para ver alguns argumentos muito interessantes e responder você mesmo essa questão. Tenho certeza de que algo vai mudar em você.


Parte 1

.....

Parte 2

.....

terça-feira, 13 de outubro de 2009

E fomos Upados!

Lá estava eu folheando a revista UP! #19 quando, na página 42, me deparo com a reportagem do Paulo Marcondes sobre as novas possibilidades de contato, emprego e promoção pessoal que a internet tem proporcionado pra muita gente, não só artistas e arteiros, mas para vários outros tipos de carreira. E eu me incluo no grupo.

Taí a charmosa capa da UP! #19 com o Selton Mello!

Olha só a matéria da página 42.

Então, depois de ler essa instigante matéria, literalmente 'me encontrei' nela! Está alí, meu twitter (que você pode acompanhar alí do ladinho do blog, na seção Enquanto Isso) e comentário sobre o nosso querido Lobservando e o Culturanja (blog para o qual também colaboro). Olha lá, logo abaixo do compadrito Nevilton e logo acima da fotógrafa Pimar Ramos. Inclusive a lista tá cheia de recomendações legais pra se manter informado e/ou se divertir.


Para ler a matéria acima, basta acessar o site da Revista UP! - a maior revista universitária do Brasil - e baixar o PDF com a edição completa. Inclusive, a revista tá cheia de matérias legais, incluindo uma entrevista com o 'intrépido' roqueiro Daniel Beleza, um perfil cheio de charme do Selton Mello, além muitas outras matérias sobre carreira, balada e outros petiscos bons da vida. Vale a leitura!


Ps: Aproveitando pra mandar um grande abraço e eternos agradecimentos pro Jr. Bellé, Paulo Marcondes, Luis R. Lopes e Filipe Garrett.

Do Conforto



A Ignorância e a Rotina confortam quem quer pouco.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Culturanja, 27 de Setembro de 2009.


Já está na internet a edição online da Culturanja, nossa página dominical de cultura que é publicada semanalmente no jornal Umuarama Ilustrado, de Umuarama, Paraná.

É só comparecer no blog Culturanja e mandar bala na leitura.