quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Linchamento em Umuarama [Segundas Considerações]

- e as últimas por um tempo -

Foi interessante ver as repercussões que um fato histórico e geral pode ter, intimamente, na vida de uma pessoa. O que comprova que a história da humanidade é, antes de tudo a história da vida de cada um. Falo especificamente sobre o linchamento que aconteceu em Umuarama, em Dezembro de 1986. Se quiser saber da história é só ler o texto que publiquei aqui no blog.

Neste post vou colocar alguns dos comentários feitos por visitantes, comentários que demonstram esse contato direto de várias pessoas com um fato tão ignorado e quase esquecido (à força, certamente) pelo pessoal da região. Obviamente são apenas alguns, afinal, todos que se manifestaram fizeram isso por ter algo interessante a contar ou opinar.

Lá vão:

.......Hastür Palim! em 22 de dezembro de 2009
"Eu morava em Umuarama nessa época! Passaram na frente de casa Arrastando o Corpo!"

Torremo_MH em 22 de dezembro de 2009
"o tiozinho da esfirraria lá perto do alfa me disse uma vez que na época o acontecimento tomou destaque nacional de uma tal forma que até no programa do chico anísio faziam piada dizendo "eu vo mandar você pra umuarama!!"
Torremo_MH em 28 de dezembro de 2009
"meu primo me disse que a tia dele tinha um VHS com as imagens desse dia, só que parece q a polícia confiscou as fitas... vou tentar conseguir mais informações."

Agora um dos comentários mais interessantes. Pelo que entendi essa garota, que hoje mora na Argentina, mas já morou aqui em Umuarama e seu depoimento mostra que, pelo menos um dos rapazes linchados, já estava causando confusão há muito tempo e, portanto, tava procurando sarna pra se coçar. Achou.
shey em 11 de janeiro de 2010
"oiii...naun sei muito q decir....ja q estava ai neste dia...te conto algo...extamente un ano antes deste epsodio un dos tre q foraun presos tinha atirado no meu irmao,e meu irmao ficou muito mal quase morreu forao creio q 3 o 4 tiros de un revolver calibre 22.... tdo isso ocorreu en uma saida de un baile nesta epoca eu tinha 8 anos apenas e lembro q neste ano de 85 naun tivemos natal.... ao ano seguinte como se fosse planejado o tipo q atirou no meu irmao eh preso por este crime q comentaste...do rapaz y de esta moza..minha mae festejou qdo eles forao presos mas eu me lembro q tdos sairan d csa y me dijeron naun saia ja voltamos t buscar...eu d noite naun posso lembrar a horas exata....minha mae voltou y me levou ate a praza dos tamoyos ja q os corpos ia passar por ai y nos norava a uma quadra da praza....minha mae chorava tdos estava assustados enfim...agora tenho 32 anos y por casualidade me acordei de esto e comezei a buscar por la internet...gracias sheila...."

E agora, provavelmente o comentário mais enriquecedor do meu texto. Um link para a reportagem da TV Tarobá, da época dos acontecimentos, onde o delegado mostra a delegacia revirada pela invasão das pessoas e vai contando como tudo aconteceu por lá.
Ed em 26 de janeiro de 2010
"Coloquei um vídeo no Youtube sobre esse fato. É o delegado contando como aconteceu o linchamento.
Parabéns pelo texto."
Certamente existem mais comentários pertinentes a se ler. Se quiser lê-los, o que eu recomendo, clique aqui. Portanto, obrigado a todos que já comentaram e a todos que comentarão e também dividirão a sua experiência com a gente.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevista : Gabriela Souza Gomes

A Gabriela Souza Gomes, premiada blogueira gaúcha me concedeu uma entrevista para que eu pudesse embasar a minha matéria sobre escritores na internet. Agora ela publicou a íntegra da entrevista no "A Cronista", seu blog.

Sinta-se convidado para visitar o blog, ler a entrevista e conhecer mais sobre a Gabriela e como a internet faz parte da sua labuta como escritora, clique no link abaixo:




segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O que há de melhor!

Ir à Ciudade de Leste, no Paraguay, fronteira com Foz do Iguaçu, é uma grande aventura mercadológica. Panfletos, outdoors, gritaria... tudo luta para chamar sua atenção na terra da "moambagem".

Mas o pessoal anda indo fundo no universo do subliminar. Ser recebido com "Conheça o que há de melhor: Chana." não tem pecedentes, é increíble!


quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Mais uma de amor.

Pra manter as coisas funcionando, um texto que publiquei na Culturanja de 20 Dezembro de 2009.


Dos Amores Prováveis



Aos domingos ele saia de casa para andar a esmo pela cidade. A semana era tão barra pesada no seu trabalho que eram raros os sábados com disposição para caminhadas. Sábado era dia de pé pra cima, de lavar a alma nos livros, nos filmes e no Jazz, seus benditos vícios. 

Como se regra fosse, caminhava solitário, sempre envolvido em suas altas filosofias transcendentais. Mas, naquele dia, se deparou com a mulher da sua vida. Congelou. Tremeu de baixo à cima. E ela continuava lá, sorrindo o mais belo sorriso do mundo, com o mais lindo olhar da galáxia, despertando nele as melhores sensações e intenções do universo. Recuperado do transe, que deve ter durado uns 15 minutos, talvez uns 12 segundos, pensou : “Como eu gostaria de poder falar com ela...ah! como seria bom...”. Resignado, mudou a rota e continuou sua caminhada. 

Durante a semana começou a ver a garota em mais partes da cidade. No trajeto para o trabalho, para o mercado, nos atalhos e rotas alternativas que pegava para fugir da rotina. Ela estava sempre por ali, saltando aos seus olhos. 

“Será que ela iria gostar de mim? Será que ela gosta de Quintana, Coltrane...quem sabe Tarantino, um bom vinho... whisky, sushi... palavras cruzadas?”. Imaginava-se com ela pelas noites, nos bate-papos da vida, nos eventos da empresa, em Bariloche... a conhecia detalhadamente em sua imaginação. E era tudo sempre bom. “Ah, se ela gostasse...”. 

As semanas se passaram e suas caminhadas dominicais não eram mais aleatórias, elas tinham roteiro e objetivo. Sentia-se inspirado, caminhava feliz e sorria ainda mais quando a via pelas ruas. Mas que frustrante era não poder chegar até ela. Limitava-se, então, a admira-la e seguir. “Que lástima... Que lástima!”. 

Mas o tempo, como um ônibus circular atrasado, passou voando sem nem dar chance de acenar, e tudo seguiu o inexorável caminho da impermanência. Não encontrava mais a bela mulher, que lhe coloria os sonhos, com tanta facilidade. Durante a semana, não a via mais no “caminho do amor” para o trabalho; nem nos “atalhos da paixão”, aos domingos. Rarearam as vezes em que olhar mais lindo dos universos todos lhe acariciava o coração. E chegou o dia em que nunca mais a viu. Para sua completa infelicidade, ela não estava mais em lugar algum. 

Com o coração partido, demorou a perceber, ou não queria acreditar. Não podia conceber que nunca mais veria a mulher da sua vida sequer uma outra vez, que nunca mais teria a chance de olhar para a garota do outdoor.


Reeditado em 26.08.2015

..........



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tem texto meu na UP! #20

Comecei o ano com muitas boas notícias, uma delas é que foi publicada minha primeira matéria numa revista de circulação nacional: a revista UP! #20.



É uma matéria sobre como os escritores estão usando a internet para viabilizar a carreira e você poderá lê-la de 3 formas: direto no site; baixar o PDF da revista completa ou comprar a sua revista UP! #20 na banca mais próxima.

Não poderia deixar de agradecer, pela disponibilidade e auxílio para a apuração do conteúdo do texto, os seguintes parceiros: Caroline G. Gil, autora do recomendadíssimo livro Intra Uterino (baixe ele aqui); Gabriela Gomes, do premiado blog A Cronista; Fábio Brazil, autor do delicioso livro Bola da Vez e ao Silvio Sakamoto da Agência Exclusiva, que tirou as fotos da entrevista com a Carol Gil,

Fica também um grande abraço e agradecimentos à equipe da revista UP!, especialmente ao Junior Bellé, ao Paulo Marcondes, ao Luis R. Lopes, ao Filipe Garrett e ao Tertuliano M. Afonso - paladinos da informação livre e da noite paulistana (e brasileira, porque não?!).

................
Altas Aventuras com Nevilton!

Aproveite também para ler, na mesma edição, a matéria Sweet Home Umuarama, do compadre Luis 'Ramone' Lopes, que passou uns dias com a gente pra ver qualé a da estrada roqueira e independente no Brasil.
................

É uma honra dividir essa mesma revista com um grande amigo, irmão e exemplo de pessoa empreendedora. Na UP! #20 também temos um ótimo texto do Edemilson Jr. (o Paraná para os de lá).

Leia o "Por Uma Nova Brasilidade" e visite o Blog do Paraná.
................

Divirtam-se!


Ps: Leiam a íntegra da entrevista com a Gabriela Souza Gomes, que usei pra fazer esta matéria no "A Cronista", o blog dela!