terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ninguém Viu.

(um pequeno conto de terror)

Fazia horas que vagava pelo pátio do Colégio sem encontrar viva alma. Ninguém. As aulas haviam terminado há horas e ele estava preso alí. Sua mãe devia estar muito preocupada. Enquanto vagava, pensava numa forma de chamar atenção e em quando descobririam seu corpo afogado, boiando na fossa do fundo do colégio, onde havia caído naquela tarde.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Do Que É e Do Que Deveria Ter Sido.

No finalzinho da tarde resolveu fazer compras. Ia receber alguns amigos em casa e seria uma ótima chance para reabastecer sua geladeira com aquela cerveja holandesa.

Entretido com as compras, colocava as holandesas no carrinho do mercado e pensava: "Mas aquelas dinamarquesas eram bem melhores... pena que não as vendem mais." E foi enquanto migrava do setor alcoólico para o dos petiscos que a encontrou. Um aceno de cabeça e um "Oi" cordial. "Ela, por aqui! Que mulher! Se ela for tão boa gente quanto bonita, eu largo essa vida boêmia por algo mais tranquilo com ela" - pensou. Mas eles nunca haviam conversado, só sabiam da existência um do outro por esses encontros raros, casuais e, infelizmente, rápidos.

Durante aqueles minutos no mercado se encontraram várias vezes por entre as gôndolas. Pensou até em puxar uma conversa enquanto a viu escolhendo algumas frutas. "Será que ela conhece aquela cerveja dinamarquesa?". Mas ele tinha esse costume de não tomar as decisões corretas na hora certa. A perdeu na sessão de frios.

Restou terminar suas compras, ir ao caixa e... e lá estava ela! No caixa ao lado, cheia de pacotes. Era a chance de ouro! Ofereceu ajuda com os pacotes, aceita com um sorriso que lhe derreteu. "Claro, obrigada...". Foram-se, juntos.

No caminho até o apartamento da garota, a conversa fluia interessante em meio a sorrisos descontraídos e olhares interessados. Haviam muitas afinidades e ela era, sim, muito boa gente. O rapaz se preocupava, pois via a grande possibilidade despedir-se da boemia em breve. "Talvez nem precise... vai que ela também gosta de umas noitadas no bar? Seria genial!".

Agora já sabia onde ela morava. Eram, inclusive, quase vizinhos. "Moro logo ali, na esquina da padaria." - disse ele. E, após entregar as compras, marcaram de se encontrar, naquela mesma noite, pra continuar a conversa. "Me liga às quarenta e dois e oitenta, senhor..." - disse ela.

"Heim!?!"

"Quarenta e dois e oitenta, senhor... dinheiro ou cartão?"

Acordou do transe. Ainda estava no caixa do mercado. "Aí, Caramba! Cartão. Débito. Por favor" - respondeu desolado. Olhou para o caixa ao lado a tempo de só conseguiu acenar um 'tchau' desengonçado e um sorriso - correspondidos, para o seu alívio. Mas não tinha oferecido a ajuda. Não a acompanhou até o apartamento. Conseguiu, da porta do mercado, apenas assisti-la indo embora, longe, cheia de sacolas. Continua sem saber onde ela mora.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A incrível história de Nelson (das muitas)



Nelson adorava Futebol, sabia de tudo sobre todos os times. Após a instituição da “loteca”, a famosa Loteria Esportiva, em 22 de janeiro de 1970, passou a jogar - às vezes, várias apostas na semana.

Num domingo, 21 de dezembro de 1980, finalmente ele havia marcado os 13 pontos! Num bolão que participara com o irmão e alguns amigos do trabalho. Finalmente havia faturado na loteria! Seria uma grande alegria para Nelson, que nunca soube disso, havia morrido naquela manhã.

Pode parecer mentira, mas o Nelson em questão é o Rodrigues - escritor, dramaturgo, jornalista e mito inquestionável da cultura nacional. E, realmente, acho que algo assim só poderia acontecer com ele mesmo: o mais legítimo final Nelson Rodriguiano.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Sonhador Que Colhe Beringelas Na Terra Das Flores Murchas

Era 20 de Julho de 2010, eu estava em Porto Velho durante uma turnê com a banda, quando recebi um e-mail com um pedido inegávelmente legal. Era o Jr. Bellé - grande amigo e hermano do aconchegante Ap.80, salve galera! -  me pedindo pra escrever o prefácio do livro de poesias dele : O Sonhador Que Colhe Beringelas Na Terra Das Flores MurchasÉ claro que aceitei o desafio.

Li o original algumas vezes e, no dia 21 comecei a labuta. Foram 48 horas sem dormir (o deadline era curto e a empolgação era muita), o café era farto e não teríamos shows nos próximos dias... até que saiu. Fiquei orgulhoso! Foi meu primeiro prefácio (não foi fácil...) e saiu bonito. Era basicamente o que o livro me fazia sentir e nas reflexões que ele me provocava.

Você pode conferir o livro e o prefácio que escrevi clicando AQUI  e baixando o livro do Bellé que, além de jornalista é poeta, escritor e alimenta um blog com tudo isso, o Gafanhoto Jr.. Vale a visita.

Parabéns pela obra e obrigado pela chance, Bellé!